746

Maternidade Santa Isabel é contemplada pelo Proadi-SUS e recebe visita de avaliadores do Sírio-Libanês

[Cadastrada em: 13/09/2024, Elaine de Souza. Fotos Reginaldo Viana - ACI Famesp]


Na foto, a equipe da Maternidade junto de avaliadores do Hospital Sírio-Libanês

A Maternidade Santa Isabel, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, acaba de ser contemplada no Proadi-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Criado em 2009, o programa do governo federal é desenvolvido numa parceria entre o Ministério da Saúde e seis hospitais de referência no Brasil, que atuam como centros de excelência e disseminam seus conhecimentos e experiências para instituições do SUS. Hoje, a iniciativa reúne⿯o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Beneficência Portuguesa de São Paulo,⿯Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, todos considerados referência em qualidade médico-assistencial e gestão.

Pelo Proadi-SUS, esses centros de excelência executam projetos de fortalecimento do Sistema Único de Saúde por meio da transferência da expertise que possuem em temáticas de saúde. Em pouco mais de 15 anos de existência, já foram executados mais de 750 projetos, ao todo. Entre eles, o Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), do qual a Maternidade Santa Isabel passa a fazer parte. Para isso, nos dias 12 e 13 de setembro, a equipe da Maternidade recebeu a visita de avaliadores do Proadi/SUS ligados ao Hospital Sírio-Libanês.

O Proadi-SUS também visa estimular a educação continuada entre os profissionais de saúde, disseminar aperfeiçoamento técnico e apoiar a implementação de inovações nos processos institucionais.


“Esse Programa vem para nos fortalecer. Passamos dois dias intensos, com visitas em todos os setores do Hospital, com avaliação dos processos internos, documentação e processos de assistência direta a pacientes. E isso significa para nós um avanço muito grande. Porque, nesse programa, nós vamos receber toda a assistência de um hospital de referência nacional e mundial, como é o Sírio-Libanês, com expertise no tratamento ao paciente, na humanização e, principalmente, na qualidade da assistência. E quem ganha com tudo isso são as pacientes da Maternidade Santa Isabel”, destaca Geovana Momo Nogueira de Lima, médica coordenadora do Núcleo de Qualidade da Maternidade Santa Isabel.

A médica lembra que a unidade recebe esse reforço justamente num momento em que está em processo de acreditação hospitalar. “Estamos nos preparando para receber, em outubro, avaliadores da empresa acreditadora, que analisa todos os processos internos para assegurar a qualidade dos serviços prestados. E, portanto, entrar neste projeto de reestruturação de hospitais públicos é muito bem-vindo”, ressalta.

“O propósito desse programa é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de RH, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. E a Maternidade, que está com foco total na qualidade de seus processos, só tem a ganhar em fazer parte do Proadi-SUS”, completa o diretor administrativo da Maternidade Santa Isabel, Adilson José Zamarin.

QUER SABER MAIS SOBRE O PROADI-SUS?
Acesse: https://www.proadi-sus.org.br/sobre-o-programa