Perguntas Frequentes

  • + A Maternidade faz partos particulares?

    Não. Nosso atendimento é 100% SUS, ou seja, todos os atendimentos por nós prestados são pagos com recursos obtidos com a arrecadação de impostos.

  • + A Maternidade faz teste de gravidez?

    Não, salvo as ocasiões em que o médico solicite para conclusão diagnóstica.

  • + A Maternidade oferece atestado médico em todas as consultas do pronto atendimento?

    Não. Oferecemos declaração de comparecimento. Atestados médicos são fornecidos apenas nas situações em que o médico julgar necessário.

  • + A Maternidade Santa Isabel tem curso para gestantes?

    Sim. Mensalmente, a Maternidade Santa Isabel abre as portas da instituição para receber as gestantes, de primeira viagem ou não, para um descontraído bate papo com uma equipe de profissionais qualificados nos cuidados obstétricos e neonatais. As inscrições podem ser feitas por gestantes a partir da 34ª semana de gestação, pelo telefone (14) 3226-1507, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

  • + É necessário algum tipo de curso para os acompanhantes?

    Não. O acompanhante receberá orientação pela nossa equipe de enfermagem no momento da internação.

  • + É permitido fazer sexo durante a gestação?

    Sim, desde que você se sinta confortável e não haja nenhum tipo de contraindicação médica.

  • + Fiz exames no pronto atendimento da Maternidade. Quando e onde posso retirar os resultados para levar para o meu médico do posto de saúde?

    Você pode procurar o SAU - Serviço de Atendimento ao Usuário da Maternidade Santa Isabel, localizado no hall principal. A retirada de exames pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 12 horas. Além disso você pode baixar o aplicativo Famesp com você na play store e ter seus dados na palma da mão.

  • + Meu acompanhante pode entrar de chinelos? E de shorts? E camiseta cavada? Pode usar bijuterias?

    Não é aconselhável. O ideal é que os visitantes e acompanhantes estejam trajando calça comprida, evitando blusas cavadas e sem mangas e utilizando sapatos fechados.

  • + Meu bebê precisou ficar internado. Posso ficar com ele?

    Sim. A Maternidade Santa Isabel considera o vínculo mãe-filho primordial na recuperação do recém-nascido. Por esse motivo, é permitida a presença de acompanhante (mãe, pai ou responsável legal) em tempo integral na UTI neonatal, UCI e Alojamento Conjunto.

  • + O sexo está liberado quantos dias após o parto?

    Quarenta dias é o período recomendado até que a mulher reinicie sua vida sexual, pois é este o período que o organismo precisa para restabelecer sua fisiologia.

  • + Os visitantes podem trazer comida e flores?

    Não é necessário. Deixe as flores para entregar em casa e a comida que aqui é servida é suficiente para a dieta dos pacientes. Por sermos um hospital com quartos coletivos, lembramos que a presença de flores neste ambiente pode desencadear processos alérgicos nas pessoas presentes. Já a presença de alimentos diferentes daqueles servidos por nosso Serviço de Nutrição e Dietética podem favorecer o aparecimento de insetos.

  • + Posso comer biscoito (bolacha recheada) durante a minha dieta (40 dias após o parto)?

    Se você não tem contraindicação médica, não há por que não comer. Porém, lembramos que o melhor tipo de alimentação nessa fase é baseada no consumo de verduras, legumes, carnes e, principalmente, a ingestão de muito líquido (água e sucos).

  • + Posso fazer exames do tipo raio-x durante a gestação?

    Não é aconselhável, salvo os casos em que se tratar de urgência médica.

  • + Posso lavar os cabelos após o parto?

    Sim.

  • + Posso pintar ou alisar os cabelos durante a gravidez e amamentação?

    Isso é uma rotina muito comum entre as mulheres, porém varia muito de uma para a outra. Consulte seu obstetra, ele é o profissional que deverá orientar você sobre quais as tintas permitidas ou não.

  • + Posso usar o celular durante a internação?

    Dentro da sala de pronto atendimento, pré-parto, centro cirúrgico, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) não é permitido. Já no alojamento você poderá usar seu celular, desde que esteja no modo silencioso.

  • + Posso visitar a Maternidade Santa Isabel para conhecer a estrutura antes do meu parto?

    Pode sim. Basta você agendar sua visita pelo telefone 14 3213-2800 ou pelo inbox da fan page no facebook.

  • + Quais documentos preciso levar para ser atendida?

    Você vai precisar de RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de endereço atualizado, Cart¿do Pr¿atal e quando couber, Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio.

  • + Qual a melhor época para usar a cinta elástica?

    A cinta pode ser usada logo no pós-parto (ainda dentro do hospital), desde que você se sinta confortável. A cinta ajuda muito, principalmente se a paciente estiver com algum tipo de desconforto abdominal após o parto.

  • + Rompeu minha bolsa. Devo ir imediatamente para a maternidade?

    Vamos com calma: sempre que houver o rompimento da bolsa, você precisará ser avaliada por um médico. Porém, se o líquido for claro, não precisa ter pressa. Tome seu banho, organize suas coisas e venha para a Maternidade. Agora, se o líquido for um pouco mais escuro, num tom esverdeado, orientamos a vir imediatamente ao hospital.

  • + Se eu trouxer carta do meu médico do pré natal solicitando laqueadura durante o parto, ela será feita?

    Sim. Desde que paciente tenha feito todo o processo de planejamento familiar no posto de saúde com até 60 dias de antecedência ao parto.

  • + Sou gestante e estou com muita dor de dente. Devo ir até a Maternidade?

    Não, procure o seu dentista. E lembre-se de informá-lo caso você possua algum tipo de restrição, principalmente no que se refere ao uso de anestésicos.

  • + Tem cartório na Maternidade?

    Sim. Eles atendem das 14h à 16h, de segunda a sexta-feira.

  • + Tenho que levar encaminhamento para passar em consulta no pronto atendimento da Maternidade?

    Para as consultas no pronto atendimento não é necessário encaminhamento. Lembramos a necessidade de apresentar documentos pessoais em todas as consultas (RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência, Carteira de Vacinação, Carteira de Pré Natal e averbação de divórcio, se for o caso).

  • + Vocês atendem 24 horas por dia?

    Sim. Nosso pronto atendimento dispõe de equipe multidisciplinar durante as 24 horas de atendimento.