279

Doença silenciosa

Juliana de Barros Cruz Zenebra* - Cadastrada em: 05/01/2016 10:54:00

É importante que a gestante fique atenta aos principais fatores de risco para o diabetes gestacional, pois trata-se de uma doença silenciosa.  A partir da 24ªsemana de gestação os níveis hormonais estão mais elevados, aumentando as chances de desenvolver o diabetes gestacional. Isso porque a doença ocorre por uma produção de hormônios pela placenta que podem bloquear a ação da insulina, responsável pelo transporte do açúcar do sangue para as células. Se a doença não for tratada adequadamente, há risco de o bebê ter hipoglicemia ao nascer ou até mesmo risco de morte fetal súbita. Já na vida adulta, ele terá aumentadas as chances de desenvolver diabetes e síndrome metabólica.

 

Atenção para os fatores de risco: 
- Mulheres com história familiar de diabetes;
- Mulheres que engravidam acima do peso ou engordam muito durante a gestação;
- Mulheres que são portadoras da síndrome do ovário policístico. Nesses casos, recomenda-se que a gestante informe seu médico sobre sua condição e faça acompanhamento adequado durante toda a gestação. Aliás, vale ressaltar que o pré-natal é fundamental para a saúde da mamãe e do bebê!

________
*Fonte:  Juliana de Barros Cruz Zenebra é médica endocrinologista e diretora clínica do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Bauru, serviço administrado pela Famesp.

Atenção: Essas orientações não substituem uma consulta médica. Se você apresenta algum dos sintomas aqui descritos, procure o seu médico e informe-se sobre os cuidados necessários.

 

Â