Estrutura

Foco na humanização e segurança das gestantes e dos bebês


Com mais de três mil metros de área construída, toda a estrutura da Maternidade Santa Isabel visa aprimorar os serviços materno-infantis oferecidos na unidade.

 

Hoje, a MSI tem capacidade total de 80 leitos, com uma taxa de ocupação mensal de 83%, em média. A unidade é a única maternidade pública que presta atendimento a gestantes e recém-nascidos em Bauru e é referência para partos de alto risco para gestantes de outros 17 municípios da microrregião, com população estimada em 601.360 habitantes.

 

Por dia são realizados de 10 a 12 partos, sempre com foco no parto humanizado e na modalidade normal e/ou natural como primeira escolha. Nesse contexto,  enfermeiras obstetras estão preparadas para trazer um bebê ao mundo. Em média, são cerca de 300 partos mensais, dos quais 60% são normais. Desses, 91,89% são realizados por enfermeiras obstetras. Os médicos, no entanto, ficam dentro da unidade hospitalar e são acionados imediatamente no caso de intercorrências. Entre junho de 2012 e maio de 2021, foram realizados mais de 30 mil partos.

 

Na parte estrutural, a unidade conta com:

- Pronto Atendimento de urgências e emergências obstétrica e ginecológica.

 

- Centro Cirúrgico com 04 salas ativas (onde realiza partos, cirurgias de urgência e cirurgias eletivas e realiza procedimentos como curetagens, cerclagem e outros relacionados à gestação e puerpério e neonatologia).

 

- Camas "PPP" (pré-parto, parto e pós-parto). Essas camas permitem melhores condições durante o parto normal ou natural. Com o equipamento não é necessário, por exemplo, transferir a parturiente do quarto para o centro cirúrgico, o que proporciona uma situação de maior aconchego e individualidade.

 

- UTI Neonatal com 17 leitos, referência regional para 18 municípios, podendo se estender para os 68 da macrorregião de Bauru com regulação via CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde). É uma unidade com parque tecnológico avançado.

 

- Unidade de Cuidados Intermediários com 10 leitos ativos para observação e tratamento de casos com complexidade média.

 

 - Alojamento Conjunto com 50 leitos ativos destinados aos cuidados durante o puerpério e também para observação e tratamento de gestantes. Aqui também ficam alojados os recém-nascidos que necessitem de cuidados como tratamento de fototerapia, por exemplo.

 

 - Clínica Cirúrgica com 03 leitos ativos destinados aos cuidados pós operatórios das pacientes oriundas do ambulatório de cirurgia ginecológica eletiva e planejamento familiar - laqueadura.

 

INSTITUTO DA MAMA

 

- Ambulatório de Cirurgia Ginecológica regulado para 18 municípios da microrregião de Bauru.

 

- Ambulatório de Reavaliação Pós-Alta destinado a pacientes recém-nascidos com algum tipo de pendência não resolvida durante o período de internação.

 

- Ambulatório de Pediatria da Prematuridade para acompanhamento dos recém-nascidos prematuros.

 

- Ambulatório de Anestesiologia faz avaliação anestésica para os casos cirúrgicos originados pelo ambulatório de ginecologia cirúrgica e também são ofertadas vagas externas para avaliação de pacientes com indicação de cesárea.

 

- Ambulatório de Planejamento Familiar – Laqueadura direcionado para pacientes em acompanhamento pelos ambulatórios de planejamento familiar em cumprimento dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e regulado para  a cidade de Bauru e Iacanga, seguindo os critérios populacionais estabelecidos pela Regulação do Departamento Regional de Saúde – DRS VI Bauru. 

 

Exames realizados:

 

- Mamografia bilateral para rastreamento e diagnóstico;

 

- Ultrassonografia;

 

- Teste da orelhinha e da linguinha para pacientes recém-nascidos na Maternidade Santa Isabel que, por algum motivo, não tiveram os testes da realizados durante o período de internação do pós-parto.