Guia de internação

Que documentos preciso levar para a internação?

 

Para a internação, é necessário levar os seguintes documentos: CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de residência, cartão do pré-natal, carteira de vacinação da parturiente, certidão de casamento ou averbação do divórcio (se possuir).

 

Posso ter um acompanhante?

Sim. Toda paciente internada tem direito a 1 (um)  acompanhante durante o pré-parto, parto, pós-parto imediato ou tratamento. Nos quartos de enfermaria, assim como na Unidade de Cuidados Intermediários e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, são permitidos acompanhantes nas 24 horas do dia.

 

Qualquer pessoa indicada pela paciente pode ser acompanhante, desde que tenha no mínimo 18 anos de idade e esteja munido de documento com foto (de preferência, RG). Lembramos apenas que nossos quartos são coletivos.

 

Veja, abaixo, os horários destinados à troca de acompanhantes, de acordo com a unidade de internação:

 

Quais as normas e horário para visitas?

 

Na Maternidade Santa Isabel, os visitantes devem ter, pelo menos, 12 anos de idade.

 

Nos quartos da enfermaria, o período de visita vai das 08h às 22h.

 

Na Unidade de Cuidado Intermediário/UCI e na UTI Neonatal, é permitida a visita de tios e avós (acompanhados pelos pais do bebê) às quartas-feiras e aos sábados, das 16h às 16h20.

 

Para uma boa internação

 

Algumas  regrinhas  são  muito  importantes  de  serem  seguidas  por todos,  para  que  as  pacientes  e  bebês  tenham  um  período  de internação  bem  tranquilo  e  uma  rápida  recuperação.  Veja  o  que  fazer  e  o  que  não  fazer ,  pensando  no  bem-estar  de  quem  está  internado,  e colabore.

 

  • Antes de entrar nos quartos, UCI ou UTI não se esqueça de higienizar as mãos. Você pode lavá-las com água e sabão ou higienizá-las com álcool-gel. Lembre- se de que essa higienização deve ser repetida ao sair da unidade.
  • Os banheiros dos quartos do Alojamento Conjunto são de uso exclusivo para pacientes. Visitantes e acompanhantes devem usar os banheiros das  áreas comuns da Maternidade. 
  • Fotos  e  filmagens  são  permitidas, desde que realizadas por um membro da enfermagem destes setores. 
  • Na  UTI,  UCI  e  Pré-Parto, o uso de celulares é proibido; desligue-os.
  • Nos quartos de enfermaria, você pode utilizar o celular, desde que ative o modo “silencioso”. Lembrando que a Maternidade não se responsabiliza  por esses aparelhos.
  • Leitos e macas precisam permanecer livres para acomodar ou transportar as pacientes para exames, cirurgias, etc. Por isso, pedimos para você não sentar ou deitar neles. Também não visite leitos ou quartos de outras pacientes.
  • Procure  manter um tom baixo de voz ao conversar para não incomodar as outras pacientes presentes no quarto.
  • Evite realizar visita se estiver com alguma doença, infecção ou gripe.
  • Colabore com a limpeza e arrumação do quarto, não deixando objetos e papéis espalhados e jogando o lixo nas lixeiras.
  • Recomendamos que os visitantes e acompanhantes não levem flores para a paciente. A presença de flores em ambiente hospitalar está relacionada a infecções, bem como a manifestações alérgicas por parte das mães e dos bebês.

    Além dessas recomendações, há algumas restrições que precisam ser seguidas para que possamos garantir um ambiente hospitalar realmente saudável. Fique atento ao que está proibido no interior da Maternidade:
     
  • Fumar. 
  • Circular  pela  Maternidade  sem  a  etiqueta  de  identificação.
  • Entrar com animais.
  • Entrar trajando bermudas, shorts, minissaia e miniblusa.
  • Entrar utilizando calçados abertos, como chinelos ou sandálias.
  • Entrar utilizando itens de chapelaria, como boné, chapéu e viseira, e de acessórios como pulseiras, relógios, anéis, colares, brincos, piercings, óculo de sol, etc.

 

ATENÇÃO

Por determinação oficial da Vara de Infância e Juventude da Comarca de Bauru, o recém-nascido só poderá sair de alta mediante apresentação de R.G. da mãe, no momento da saída.

Caso a mãe não possua o R.G., o bebê permanecerá internado enquanto a mãe providencia o documento.