Histórico

Tradição e modernidade em assistência materno-infantil

A Maternidade Santa Isabel é uma referência afetiva para milhares de pessoas que, desde outubro de 1978 (quando foi fundada), nasceram no tradicional prédio localizado na quadra 26 da Rua Araújo Leite, na Vila Santa Tereza - região central de Bauru.

 

Desde a mudança da gestão, em junho de 2012, a unidade hospitalar vem, sistematicamente, aperfeiçoando seus processos de assistência. 

 

Na parte estrutural, por exemplo, o investimento na modernização do parque tecnológico permitiu a aquisição de equipamentos médicos para as áreas assistenciais. Cerca de 90% do mobiliário antigo foi substituído. Os leitos do pré-parto foram individualizados, permitindo a entrada de acompanhantes. A instituição, que até então não possuía veículo próprio para transporte de pacientes, adquiriu uma ambulância no valor de R$ 113 mil com suporte avançado de UTI Neonatal móvel e dois respiradores.

 

No começo da gestão Famesp, a unidade contava com apenas quatro computadores. Hoje, já são mais de 30 equipamentos instalados e conectados à rede, o que permitiu também a informatização dos sistemas de rotina da maternidade, facilitando o fluxo e diminuindo a utilização de formulários de papel. As unidades pediátricas, alojamento conjunto e demais setores da Maternidade já estão 100% informatizados.

 

A produção da Maternidade também aumentou significativamente. Em 2012, eram realizadas, em média, 390 internações por mês. Hoje, esse número saltou para 500 internações mensais. A capacidade de realização de exames aumentou em 300%, sendo realizados 300 exames de ultrassonografia externos por mês. Quando a Famesp assumiu a gestão, o aparelho de mamografia estava quebrado. Em outubro do mesmo ano, o aparelho foi consertado e hoje realiza, em média, 350 mamografias ao mês.

 

Os resultados positivos já são perceptíveis e apontados em pesquisa de satisfação dos usuários, realizadas diariamente por meio de um tablet com aplicativo próprio (desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Famesp) para gestão local do nível de qualidade do serviço e envio online para o site da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

Ações estratégicas

- Criação do manual de orientação a pacientes;

 

- Instalação da Sala de Vacinas com cumprimento de 100% nas aplicações de vacina BCG nos recém-nascidos;

 

- Criação de Fan Page na rede social Facebook, com coluna de dicas de saúde chamada "universo da gestante" (https://www.facebook.com/maternidadesantaisabel)

 

- Criação das Comissões de Humanização, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Análise de Prontuários e Óbitos, Comissão de Padronização de Materiais e Medicamentos, Comissão de Ética Médica e Comissão de Gerenciamento de Resíduos.

 

- Participação da equipe de enfermagem nos congressos especializados e no curso de suporte avançado de vida em obstetrícia.

 

- Criação do Serviço de Atendimento ao Usuário.

 

- O Instituto da Mama da Maternidade Santa Isabel realizou, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a campanha Mulheres de Peito (para detecção precoce de câncer de mama).

 

 - Permissão para presença de acompanhantes em tempo integral durante pré, parto e pós parto imediato e também para internações clínicas;

 

 - Implantação da visita ampliada.