Santa Isabel reúne maternidades do Estado em Fórum

No dia 10 de março, a partir das 8 horas, a Maternidade Santa Isabel, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, vai promover o Fórum de Maternidades do Estado de São Paulo. O evento vai reunir, em Bauru (SP), no auditório Sírius do Hospital Estadual, gestores de saúde, médicos, enfermeiros e demais profissionais da assistência à saúde materno-infantil que atuam no município e em diferentes serviços do estado de São Paulo para discutir os desafios e avanços nesta área.

A palestra de abertura sobre assistência materna, marcada para 9h, será proferida pela médica Vera Therezinha Medeiros Borges, professora associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp, diretora de eventos da SOGESP – Centro Oeste e diretora técnica da Maternidade Santa Isabel.

Na sequência, a partir das 9h45, serão formados grupos temáticos para discussão de três linhas focais. O primeiro grupo vai abordar “a assistência ao pré-natal: da assistência básica ao alto risco”, com apoio de equipes do Hospital Regional Jorge Rossmann (Itanhaém) e do Hospital Geral de Itapecerica da Serra. O segundo tratará sobre “as boas práticas no parto e nascimento”, com participação de equipe do Hospital Geral do Grajaú e da Mater de Ribeirão Preto. O terceiro e último grupo temático traz para a discussão colaborações sobre “as urgências e emergências obstétricas e a importância dos protocolos assistenciais”, com apoio de equipes do Hospital e Maternidade de Interlagos e do Hospital Geral de Carapicuíba.

O encerramento trará uma reflexão sobre o Projeto Maternidades Apoiadoras e sua relação com a produção do cuidado, de rede e de vida, conduzida por Cristiane Marchiori, doutora em Saúde Pública pela USP e membro do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

“Nosso objetivo é que, ao final do evento, possamos formar uma rede estadual de apoio matricial”, destaca a diretora técnica da Maternidade Santa Isabel Vera Therezinha Medeiros Borges. Na prática, uma maneira de formalizar a troca de experiências entre os serviços de assistência materno-infantil por meio de ferramentas como visitas técnicas, fóruns para discussões de casos e outras estratégias.

“Para nós, é uma honra receber profissionais com experiências tão diversas na área da saúde da gestante e do recém-nascido e poder trocar essa experiência durante o Fórum, visando melhorar cada vez mais o parto seguro e humanizado a e assistência ao binômio mãe e filho”, destaca o presidente da Famesp e diretor executivo da Maternidade Santa Isabel, Antonio Rugolo Jr.

Realizado pela Maternidade Santa Isabel, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) sob gestão da Famesp, o evento tem o apoio da Humaniza-SES e da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo). O Fórum de Maternidades do Estado de São Paulo tem patrocínio das empresas Actua, Santo Remédio, Grow Química e Farmacêutica e Eme Equipment. 
____________________
Informações à Imprensa: Elaine de Sousa | ACI Famesp – 14 99818-0623