861

Unidades de saúde de Bauru aderem à campanha Janeiro Branco com palestras e ações

- Cadastrada em: 20/01/2023, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp

Programações vão de 23 a 27 de janeiro e abrangem oficina sustentável, árvore dos desejos, painel interativo, caixinha dos sentimentos, entre outras atividades

Em adesão à campanha "Janeiro Branco", cujo intuito é chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental, unidades de saúde de Bauru sob gestão da Famesp promovem iniciativas com foco na conscientização dos seus colaboradores quanto à importância do autocuidado e na adoção de práticas saudáveis para a mente. No Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Hospital Estadual de Bauru (HEB), Hospital de Base (HBB), Hospital Manoel de Abreu (HMA) e na Maternidade Santa Isabel (MSI) as programações abrangem palestras sobre o tema, oficina sustentável, árvore dos desejos, painel interativo, caixinha dos sentimentos, entrega de mensagens e folders, entre outras ações.

Sentir tristeza faz parte da vida, mesmo nos períodos em que esse sentimento surge de forma mais intensa, como em situações de perdas, desapontamentos ou isolamento social, aponta a psicóloga Camila Guedes de Azevedo Nardi, do Serviço de Psicologia do Hospital Estadual de Bauru (HEB). "O problema acontece quando isso permanece por um longo tempo, nos quadros extremos de tristeza, que chamamos de depressão, diagnóstico psiquiátrico que é caracterizado por aquele humor deprimido e perda de prazer em atividades que normalmente se gostava de fazer. E está cada vez mais comum encontrarmos familiares e pessoas próximas com esse diagnóstico", explica. A depressão deve ser encarada com seriedade e atenção, de acordo com Nardi, e além de acompanhamento médico, algumas estratégias como a meditação, por exemplo, podem ajudar nos casos mais brandos. Como forma de prevenir essa e outras doenças características, as unidades de saúde promovem ações integradas e campanhas de conscientização periodicamente, e o "Janeiro Branco" é uma das mais importantes.

No Hospital Manoel de Abreu, colaboradora participa incorporando mais um bom fruto que outros colegas de profissão poderão utilizar

Um dos destaques é o painel interativo instalado em frente ao refeitório do Hospital Estadual pela equipe de Educação Permanente/RH. Com ampla adesão em campanhas anteriores, vem se tornando uma tradição em todo "Janeiro Branco". Quem passa pelo painel se depara com a seguinte pergunta: "Já fez algo pela sua saúde mental hoje?". Após a reflexão, escreve o que fez pela própria saúde mental em um cartão afixado no painel para compartilhar com mais colegas da unidade. Além da pergunta, o painel tem uma árvore montada em cartolina, com vários cartões afixados formando a copa, cada um com uma ação de preservação da saúde mental, pois simbolizam os frutos que podem 'nutrir' a mente com boas ideias e possibilidades. No HEB, a campanha tem como tema central "A vida pede equilíbrio", e o painel interativo, além de contemplar empregados, também é direcionado aos acompanhantes de pacientes internados. No Hospital Manoel de Abreu (HMA) esta iniciativa foi adotada com o nome de "Árvore dos desejos" e com a pergunta "O que você deseja semear no ano de 2023?". E as atividades abrangidas pela campanha Janeiro Branco nas diversas unidades de saúde sob gestão da Famesp, propondo a autorreflexão e um olhar cuidadoso para a própria saúde mental, não param por aí.

AME Bauru
Palestras com os temas "Saúde mental e os desafios da vida atual", com Lucas Marchant, psicólogo clínico atuante no modelo cognitivo comportamental, na manhã do dia 24/01; e "Um passo de cada vez em prol da qualidade de vida", com Fernanda Alves, psicóloga clínica e organizacional, na tarde do dia 24/01.
- Entrega de folders informativos e realização de mini-palestras de orientação relacionadas à campanha Janeiro Branco, ministradas pela equipe multidisciplinar da unidade em sala de espera na manhã do dia 25/01. O público-alvo abrange trabalhadores, pacientes em atendimento na unidade e seus acompanhantes - temas: Serviços públicos disponíveis para tratamento da saúde mental; Benefícios da boa alimentação para a saúde mental; e Dicas para o bem estar e saúde mental.
- Oficina para colaboradores sobre dicas de automassagem relaxante com a esteticista Simone Ramos, na tarde do dia 25/01.

Hospital de Base de Bauru
- Palestra "O Cuidado em Saúde Mental" com a psicóloga clínica e hospitalar, Raquel Giglio de Oliveira, na tarde do dia 25/01.
- Entrega de mensagem de incentivo para colaboradores com chocolate
- Painel com frases e ideias de autocuidado com a saúde mental

Hospital Manoel de Abreu
- Caixinha dos sentimentos: uma frase "Como você está se sentindo hoje?" (um lugar onde o profissional pode externar aquilo que ele está sentindo no dia, de uma maneira que ele se esvazie desse sentimento).
- Árvore dos desejos: "O que você deseja semear no ano de 2023?" (o participante escolhe uma das folhas e escreve o que deseja semear e colher no ano de 2023).
- Palestra "Saúde Mental: Cuidando de quem cuida" com o psicólogo clínico Lucas Rochel, na manhã do dia 26/01.

Hospital Estadual de Bauru
- Oficina de horta sustentável e seus benefícios para a saúde voltada para colaboradores.
- Painel interativo em frente ao refeitório da unidade: "Já fez algo pela sua saúde mental hoje?" (o participante escolhe uma das folhas e escreve uma ação que pode ser aproveitada pelos demais colegas da unidade).
- Entrega de mensagens e folder para profissionais, pacientes e acompanhantes com orientações sobre como manter a qualidade de vida.
- O jornal mural “Pílulas Informativas” destacou a campanha Janeiro Branco com artigo de psicóloga da unidade sobre a saúde mental.

Painel interativo do Hospital Estadual de Bauru questiona colaboradores sobre o que fizeram pela saúde hoje

Maternidade Santa Isabel
- Painel Janeiro Branco com ilustrações, frases inspiradoras e de incentivo na entrada de colaboradores da unidade.
- Palestra "Fortalecendo a saúde mental no ambiente hospitalar" com a psicóloga Jéssica Briqueiz, na manhã do dia 26/01.

Maternidade Santa Isabel tem painel com frase inspiradoras

Amparo psicológico aos empregados
Como medida preventiva, especialmente após a pandemia, a Educação Permanente/Sesmet do Hospital Estadual, com o apoio do Setor de Psicologia, oferece aos empregados atendimento psicológico, com uma proposta de sensibilização reflexiva dentro das particularidades do setor em que atua, com o intuito de fazer uma reflexão para o autocuidado em saúde mental. Em média, são realizados 80 atendimentos por mês.

Algumas frases e ideias de autocuidado
Encontre meios para expressar seus sentimentos: pintar, dançar, escrever e cantar.
Contemple a natureza.
Escreva uma lista de coisas pelas quais você é grato.
Quem cuida da mente cuida da vida.
Cuidar da nossa saúde é a nossa responsabilidade de janeiro a janeiro.
Reserve um tempo para refletir e reconhecer o que te faz bem ou mal.
Permita-se chorar.
Aceite suas emoções sem julgá-las.
Consulte um terapeuta ou médico quando achar que não pode resolver seus problemas sozinhos.

Dados:
Segundo dados da OMS, em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – já viviam com um transtorno mental.
O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.
Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade.
Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis.