39256

Famesp lança aplicativo de celular que emite avisos de consultas e exames

- Cadastrada em: 01/10/2021, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp
O “Famesp com Você” já está disponível para download na Play Store (sistema Android). Posicione a câmera do celular no QR code acima ou clique no link para abrir a página de download. A versão para os aparelhos de sistema IOS estará disponível em breve na Apple Store, devido ao trâmite de validação do aplicativo que é mais demorado. Para utilizar, será necessário criar um cadastro com dados pessoais, incluindo o número de registro na unidade que recebe atendimento (aquele disponível na carteirinha).

Não é de hoje que a tecnologia oferece soluções para facilitar a vida das pessoas, especialmente quando o assunto é saúde. Desta vez, com o intuito de facilitar o acesso dos usuários dos hospitais e demais unidades estaduais de saúde sob gestão da Famesp às informações de saúde de forma rápida e precisa, na palma da mão, com a utilização de um celular com sinal de internet, a instituição acaba de lançar o "Famesp com você", um aplicativo desenvolvido pelo setor de TI da instituição, cuja utilização será totalmente gratuita. O lançamento da ferramenta exclusiva para celulares integra as comemorações de 40 anos da Famesp e traz funcionalidades como atualização de telefone, envio automático de lembretes de consultas, visualização e download de exames, entre outros.

O presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, aponta que a ferramenta vai gerar aproximação entre os usuários e a instituição. "Será um canal de comunicação constante, pois o paciente terá uma série de informações relativas à sua saúde na palma da mão, pode vir a ser o principal canal de comunicação do hospital com o paciente no futuro, sem dispensar outras formas de comunicação, é claro", aponta. O usuário poderá avisar a instituição quando não for possível comparecer a uma consulta ou exame, por exemplo, o que na avaliação do gestor otimiza não apenas a comunicação com a instituição, mas também os fluxos e processos das unidades, trazendo muitas melhorias.

Usuário pode atualizar número de celular

O projeto começou a ser desenvolvido primeiro no Hospital Estadual de Bauru (HEB), em novembro de 2019, explica a diretora executiva da unidade, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa. “Nós montamos um comitê no hospital, com o intuito de identificar e aplicar melhorias em vários segmentos, entre eles, a comunicação com o paciente, e a ideia inicial, que era criar uma central de relacionamento, foi melhorada com a possibilidade de criação desse aplicativo”, relembra.

No HEB, com base em levantamentos internos, foi evidenciado que a principal causa de absenteísmo é a dificuldade de comunicação com os pacientes que trocam de número de celular e esquecem de avisar a unidade. “Neste aplicativo tem uma funcionalidade muito interessante que o próprio paciente pode atualizar o seu telefone, que é um dos grandes motivos de dificuldade de comunicação na atualização de consultas e exames”, aponta Deborah Rosa. 

Apesar de a pandemia adiar em alguns meses o lançamento do APP, o TI seguiu trabalhando, e na avaliação da diretora que também é médica pneumologista do HEB, o resultado foi excelente. “Baixei o aplicativo, participei dos testes e me surpreendi com os recursos que oferece, e agora já estou divulgando para os meus pacientes, aguardando ansiosamente o resultado da experiência deles com o aplicativo”, revela.

Redução de faltosos

O aplicativo deve ser um forte aliado na redução do absenteísmo, pois o sistema vai fornecer dados para estatísticas e monitoramento dos faltosos, de acordo com Rugolo. “Nossa expectativa é que além de reduzir o índice de faltosos com os lembretes, o aplicativo vai ajudar na gestão da agenda de pacientes pelo setor responsável da unidade, principalmente nos AMEs onde temos trabalhado muito para reduzir o alto índice de faltosos”, destaca. As unidades básicas e secretarias municipais de alguns dos municípios pertencentes aos Departamentos Regionais de Saúde de Bauru (DRS-VI), Marília (DRS-IX) e Sorocaba (DRS-XVI), poderão imprimir o informativo do “Famesp com Você” com o QR Code e afixar em murais para divulgação e acesso ao aplicativo pelos pacientes das unidades sob gestão da Famesp. (Clique aqui e faça o download do cartaz).

Aplicativo envia avisos automáticos de consultas e exames e permite que o próprio paciente altere número de celular.jpeg

Confirmação de presença com um toque

“Um dos maiores benefícios do aplicativo, tanto para as unidades de saúde, quanto para o paciente, é o envio de notificações que lembram o paciente da consulta em dois momentos", explica o gerente de TI da Famesp, Alexandre Sanches Bazan. Ao receber a notificação, o usuário precisa confirmar se vai comparecer e, em caso negativo, precisará justificar o motivo. “Se o paciente avisar que não pode ir na primeira notificação que é enviada sempre 7 dias antes do atendimento, dá tempo de a equipe de agendamento abrir vaga para outro paciente, conforme a prioridade”, detalha Bazan. Mesmo confirmando a presença uma semana antes do atendimento, o usuário vai receber outra notificação dois dias antes, pedindo mais uma vez a confirmação de presença.

APP abrange usuários de unidades Famesp

Na prática, conseguirá acessar o aplicativo qualquer paciente que tenha recebido atendimento ao menos uma vez em qualquer unidade estadual de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). Atualmente, a fundação administra Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) em Bauru,  Itapetininga e Tupã, Hospital Campanha Bauru (HCB), Hospital de Base de Bauru (HBB), Hospital Estadual de Bauru (HEB), Maternidade Santa Isabel (MSI) e Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Botucatu.

De acordo com Alexandre Bazan, a versão de lançamento do APP vem sendo aprimorada de forma contínua, melhorando recursos já existentes e inserindo novas possibilidades. “Por ser novo, é natural que esses ajustes aconteçam porque temos muitos modelos diferentes de celulares e cada aparelho possui características distintas”, explica. Antes da publicação em definitivo, o setor de TI enviou versão de teste para que os funcionários do hospital pudessem ajudar na melhoria dos recursos. "A versão para android foi testada por cerca de 60 funcionários e poucas falhas foram relatadas", ressalta Bazan.

Evolução e possibilidades em TI

Ronaldo Baragati: aplicativo permite a integração de sistemas diversos em uma única plataforma

Um fator determinante para o desenvolvimento desse aplicativo é o acompanhamento da evolução de diversas tecnologias, preocupação constante da equipe de TI da Famesp. Ronaldo Baragati, coordenador de sistemas do setor, revela que o foco é a aplicação de soluções inovadoras de baixo custo em prol dos serviços de saúde. “Estamos sempre atentos às novas tecnologias que estão surgindo e que podem ser aplicadas nos sistemas desenvolvidos, mas, para que isso seja possível, os colaboradores buscam constantemente a capacitação e o aperfeiçoamento das competências técnicas”, pontua.

Segundo Baragati, o App foi desenvolvido com um conjunto de ferramentas de desenvolvimento multiplataforma da Google intitulada “Flutter”. “Essa nova tecnologia permite a distribuição do “Famesp com Você” nos principais sistemas operacionais de dispositivos móveis (IOS e Android) com apenas uma única base de código-fonte e, desta forma, diminuímos bastante o esforço na criação e o tempo de entrega”, explica. E além da simplicidade, ele permite a integração de sistemas diversos em uma única plataforma. “Isso permitiu que o App, através desta estrutura em comum, integre, por exemplo, os dados cadastrais do paciente com os seus responsáveis, associados através da biometria”, destaca o coordenador de sistemas. Os responsáveis podem acessar consultas agendadas e resultados de exame, incluindo aqueles que ficam disponíveis em sistemas terceirizados.