2800

Serviço de Nutrição cria guia de alimentação saudável pós-covid-19

- Cadastrada em: 26/11/2020, Elaine de Souza, ACI-Famesp


A partir de agora, pacientes que passaram por internação no Hospital Estadual de Bauru (HEB), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) sob gestão da Famesp, em áreas Covid-19, vão receber um folder com dicas básicas para uma alimentação mais saudável. Elaborado pela nutricionista Verônica Abreu em conjunto com a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do HEB, onde ela atua, o material traz orientações práticas para refeições no café da manhã, almoço, jantar e para lanches em horários intermediários. Além da versão impressa, distribuída em Enfermarias e no ato da alta hospitalar de pacientes que tiveram Covid-19, o folder terá uma versão digital disponível no site da instituição para download.

Clique aqui e baixe o folder

“Até o momento, não temos evidências científicas que comprovam a existência de alguma alimentação específica para utilizar no pós-covid-19, mas sabemos que uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios para a saúde”, adverte a nutricionista.
Perda de peso, melhora no rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração e fortalecimento do sistema imunológico são apontados como alguns dos benefícios de refeições consideradas saudáveis. Mas, afinal, o que devemos comer nesse período?
De acordo com a especialista, a ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, é a base para uma nutrição balanceada, saborosa e apropriada. Outra dica de ouro é: opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados.
“Não troque a comida feita na hora por produtos que dispensam preparação culinária”, completa Verônica.

"Como temos o arquivo digital disponível no site, esse material poderá ser útil não apenas para pacientes que estiveram internados no HEB, mas também para outras pessoas que eventualmente precisem desse tipo de informação", destaca Ana Valéria Pardo, encarregada do Serviço de Nutrição Clínica do Hospital Estadual de Bauru.

Confira, aqui, o material completo com exemplos de cardápios por tipo de refeição.