190

Campanha contra a S¿rome Alco¿a Fetal e efeitos do ¿ool no feto e no rec¿nascido

( Acontece Comunica¿ e Not¿as) - Cadastrada em: 22/05/2017 15:01:34

A campanha #gravidezsemalcool alerta os brasileiros, em especial as gestantes e mulheres que desejem engravidar, sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e os efeitos do álcool no feto e no recém-nascido. A meta é conscientizar a população paulista e brasileira sobre os malefícios da exposição pré-natal a qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica. Evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê. Eles podem revelar-se logo ao nascimento ou mais tardiamente e perpetuam-se pelo resto da vida.

Trata-se de uma iniciativa da Sociedade de Pediatria de São Paulo em parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria; Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Associação Paulista de Medicina, Academia de Medicina de São Paulo e Associação Brasileira das Mulheres Médicas.

Estrelas do cinema e da televisão, artistas de outras áreas e personalidades diversas também têm se alinhado a essa importante causa de saúde pública,
como Patrícia Abravanel, Glória Vanique, Barbara Borges, Deborah Secco, Fernanda Machado, a campeão mundial de vôlei Fofão, os elencos do Corinthians,
Palmeiras, Santos, as atrizes Paloma Bernardi, Natália Rodrigues e Alinne Moraes, só para citar poucos exemplos.

“É um compromisso nosso com a população, com as gestantes, as mães e com nossas crianças”, afirma Claudio Barsanti, presidente da SPSP. “Levamos essa bandeira adiante, pois pretendemos sensibilizar o poder público a tomar ações efetivas de esclarecimento e conscientização da sociedade. Falamos de um mal 100% passível de prevenção. Então, todos devem fazer sua parte”.

Sobre a Síndrome e os efeitos do álcool no feto e no recém-nascido
A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) apresenta diversas manifestações, desde malformações congênitas faciais, neurológicas, cardíacas e renais, mas as alterações comportamentais estão sempre presentes. Contabiliza, no mundo, de um a três casos por 1000 nascidos vivos.

Graças à campanha e ao empenho de todos os parceiros, em 7 de novembro de 2016, foi sancionada na cidade de São Paulo lei do vereador Gilberto Natalini criando uma campanha permanente de esclarecimento sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Publicada no Diário Oficial, a normativa possibilitará ao Município e à Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo desenvolver iniciativas visando conscientizar a população a respeito dos riscos, às crianças, do consumo de álcool durante a gravidez.

No entanto, há ainda necessidade de normatização, para que estabelecimentos, como bares e restaurantes, sejam obrigados a colocar cartazes informativos
sobre a SAF em suas instalações. A SPSP ainda almeja que a lei seja estendida a todo o território nacional. 


Ouça entrevista
A médica neonatologista Nadja Arenales Alves, responsável técnica pela UTI Neonatal da Maternidade Santa Isabel, unidade sob gestão da Famesp, falou sobre o assunto à equipe da Rádio Unesp de Bauru no último dia 19 de maio. Confira aqui.