1841

Maternidade reabre suas portas para presença de acompanhantes

- Cadastrada em: 01/06/2020, Ronaldo Diegoli, Assessoria de Comunica��o e Imprensa Famesp

Acompanhando o plano de flexibilização das atividades iniciado em 01/06/2020 na área do estado que compreende a cidade de Bauru, a Maternidade Santa Isabel volta a permitir a presença de 01 acompanhante em todo o período de pré-parto, parto e pós-parto e também nas consultas de pronto atendimento a partir de 02/06/2020.

Em vigência desde 27/04/2020, a medida restritiva foi implantada com base na nota técnica 09/2020 do Ministério da Saúde num período em que a pandemia se espalhava rapidamente por todo o interior e as estruturas de atendimento ainda eram incertas, principalmente no tocante à compra de EPI´s (equipamento de proteção individual) para as equipes de saúde, o que já está normalizado nesta fase.

Os acompanhantes poderão retornar mediante o cumprimento de todas as orientações, conforme descritas abaixo:

  • Pacientes, gestantes e puérperas têm direito a um (01) acompanhante durante todo o período de pré-parto, parto e puerpério
  • Trocas de acompanhantes serão permitidas das 8h às 9h da manhã e das 20h às 21h. O acompanhante que sair da Maternidade em horário diferente dos citados só poderá retornar no próximo horário de troca.
  • Para ser acompanhante é preciso ter mais de 18 anos, não fazer parte dos grupos de risco para COVID-19 (idosos e portadores de doenças crônicas) e, principalmente, não apresentar sintomas gripais ou ter tido contato com pessoas ou familiares que tenham testado positivo para a doença.
  • Conforme determina o Decreto Municipal nº 14.735 da cidade de Bauru, todo usuário de locais públicos deverá fazer uso de máscara de proteção, cobrindo nariz e boca, e assim permanecer durante todo o período em que estiver dentro da Maternidade Santa Isabel.
  • O acompanhante deverá manter-se próximo ao leito que acompanha, saindo apenas quando necessário ou solicitado, e não deverá tocar em itens pessoais, equipamentos ou materiais médico-hospitalares dos leitos vizinhos.
  • O acompanhante deverá seguir todas as orientações dadas pelas equipes assistenciais, especialmente no que diz respeito à higienização das mãos. Em caso de não cumprimento de quaisquer das regras o acompanhante será convidado a se retirar do hospital.
  • Visitas continuam proibidas.
  • Toda permissão de fluxo de acompanhantes e visitantes segue regras de flexibilização determinadas por órgãos e autoridades de saúde e pode ser ampliada ou revogada a qualquer momento, obedecendo critérios epidemiológicos.

Fonte: As informações são da Comissão Covid-19 MSI